Em decorrência de uma vida agitada, repetição de movimentos e má postura, muitas pessoas, desde cedo, estão desenvolvendo problemas na coluna. Muitas recorrem a remédios, o que pode não ser o melhor tratamento.
Quem sofre de hérnia de disco, dor na lombar, cervical ou ciático, sabe das limitações que tudo isso causa. Na maioria das vezes, desistem do tratamento por não saber qual especialista procurar. Mas existe, ainda, um ramo pouco conhecido que, quem utiliza, diz ser bastante eficiente.
Mudanças bruscas de temperatura afetam o sistema respiratório
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, trata do sistema nervoso, muscular e ainda dos ossos, assim como os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral. A técnica geralmente é confundida com massoterapia, mas que na verdade trata de pontos distintos.
De acordo com a quiropraxista Bruna Gregolin, a principal diferença da quiropraxia para os demais tratamentos é a não utilização de medicamentos e quaisquer procedimentos cirúrgicos.
Jornadas, ponto eletrônico e atendimentos: um panorama da rede básica de saúde
É por meio de técnicas manuais que o profissional manipula e ajusta as articulações, com ênfase nas subluxações vertebrais que podem ocorrer quando uma força física, química ou emocional entra no corpo e não consegue adaptar-se, causando, assim, um desalinhamento em uma vértebra e alterando o fluxo de energia nervosa que flui do cérebro para todo o corpo. São manobras rápidas e precisas, que, em alguns momentos, podem vir acompanhadas de estalidos, que restaurará a função da articulação e permitirá que o corpo funcione harmonicamente, reduzindo o risco de desenvolver lesão.

Existem diversas causas de subluxações vertebrais como, por exemplo, o parto normal, quedas, mochilas pesadas, má postura, estresse mental, sedentarismo, ansiedade, medicamentos ou drogas, vacinas, acidentes esportivos, etc. Tudo isso impacta na coluna vertebral e sistema nervoso.
QUALIFICAÇÃO
No Brasil, é considerada uma profissão nova, criada há cerca de 20 anos. Já nos Estados Unidos, é a segunda profissão mais procurada como forma de prevenção das dores. Bruna Gregolin explica também que qualquer pessoa pode buscar o tratamento muito antes de sentir dores, para que seja mais eficaz. A técnica pode beneficiar desde recém-nascidos a idosos, aliviando a dor, permitindo a recuperação e bem estar ao paciente.
– A gente percebe que, por uma questão de cultura, 99% das pessoas procuram a quiropraxia em função de um problema, quando sentem alguma dor. Geralmente, essa técnica é a última alternativa para quem já passou por vários profissionais e já não sabe mais o que fazer. O ideal é que as pessoas procurem cedo, como forma preventiva. Dependendo dos casos, uma cirurgia pode até ser evitada – comenta Bruna.
Parar de fumar exige muita força de vontade
Há nove anos, quando Bruna começou a atender os pacientes de Santa Maria e da região, quem mais procurava o serviço eram os idosos. Mas, hoje em dia, a idade de quem faz o tratamento varia de 30 a 45 anos. A quiropraxista comenta ainda que, aos 30 anos de idade, começa o processo de envelhecimento da coluna e, dependendo das práticas diárias, é possível retardar isso.
BENEFÍCIOS
A gestora em turismo Larissa Longhi Camargo, 35 anos, recorreu à quiropraxia por não suportar as dores na cervical (pescoço), lombar e de cabeça. Ela acredita que isso aconteceu em função das inúmeras atividades que desenvolvia, má postura e estresse. Em 2014, intensificou o tratamento e, hoje, garante que os benefícios são percebidos logo nas primeiras sessões.
– Faço tratamento semanal e percebi que regulou meu sono, melhorou o humor e, o que é melhor, evito as crises. Diminuíram as dores e, com isso, não preciso tomar remédio. Até comecei a fazer atividade física para ajudar – salienta Larissa.
Ministério da Saúde habilita Husm no atendimento de gestantes de alto risco
A técnica pode ajudar também gestantes a terem mais conforto até a hora do parto. O indicado é procurar a técnica a partir do terceiro mês de gestação. O alinhamento traz o alívio das dores que, com o crescimento da barriga, são acometidas por essas sensações em diversas partes do corpo.
SAIBA MAIS
A quiropraxia é indicada para evitar ou tratar:
– Dores na coluna lombar
– Hérnia de disco
– Dor ciática
– Dores no pescoço
– Dores de cabeça e enxaqueca
– Dores e tensão muscular
– Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo
– Restrições à movimentações
– DORT - Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho
– LER - Lesões por Esforço Repetitivo
No mundo
– Surgiu em 1895, nos Estados Unidos, quando o pesquisador Daniel David Palmer começou a tratar as pessoas
– O termo deriva de duas raízes gregas: Quiros (mãos) e Práxis (exercer, praticar), assim é ¿praticar com as mãos¿
No Brasil
No país, a prática é representada pela Associação Brasileira de Quiropraxia. Em 1998, a Federação de Ensino Superior (Feevale), de Novo Hamburgo (RS), associada ao Palmer University System (EUA), estabeleceram o primeiro curso de pós-graduação em quiropraxia para profissionais na área de saúde. Além disso, o curso superior é oferecido também na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo (SP).
Diferenças entre quiropraxia e massoterapia
Apesar de ambas tratarem da coluna, identificando problemas, pode haver uma confusão entre essas duas técnicas. Mas elas são diferentes. A quiropraxia está diretamente relacionada com o sistema neuro-músculo-esquelético. Já a massoterapia está mais ligada à qualidade de vida e bem-estar e trabalha mais com relaxamento muscular.
Como evitar dores
– Fazer alongamentos, mudar a posição durante o dia. Quem trabalha muito sentado, deve levantar a cada 40 minutos para espreguiçar-se e caminhar
– Quem trabalha mais em pé, pode sentar-se para dar um alívio para coluna
– Praticar atividade física é importante para manter a musculatura mais saudável, protegendo a parte óssea e as articulações
– Manter o peso (o sobrepeso prejudica e sobrecarrega a coluna e o joelho)